Luiz Ricardo Goulart Filho (Falecido em 24-10-2021).

por Portal PPGGB
Publicado: 19/09/2019 - 11:00
Última modificação: 30/03/2022 - 11:47
Tipo do Docente:
Permanente
Área de Concentração:

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Educacional de Machado e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1984), mestrado em Genética pela Purdue University (1987), doutorado em Genética Molecular pela Purdue University (1990), pós-doutorado em Patologia Molecular Médica pela Virginia Commonwealth University (1999) e pós-doutorado em Microbiologia Médica e Imunologia pela University of California Davis (2010), onde também foi professor visitante (2010-2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia (desde 1992) e Professor Adjunto do Depto. de Microbiologia Médica e Imunologia da Universidade da Califórnia-Davis, EUA (desde 2013). Tem experiência nas áreas de Biologia Molecular e Nanotecnologia, com aplicações para a saúde humana e animal. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Teranóstica e Nanobiotecnologia, um núcleo de excelência que engloba 14 Instituições Federais, 29 Laboratórios, 12 instituições estrangeiras e 11 empresas, financiado pelo CNPq, FAPEMIG, CAPES e FINEP. Participa das seguintes redes de pesquisas: Rede Brasileira de Pesquisas sobre o Câncer, Rede Mineira de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária, Rede Mineira de Genomas, Rede de Pesquisas sobre a Dengue, Rede de Pesquisa em Doenças Infecciosas Humanas e Animais no Estado de Minas Gerais e Centro de Referência Nacional em Hanseníase e Dermatoses Sanitárias. É bolsista PQ-1B do CNPq, atuou como membro dos Comitês Assessores Multidisciplinar e da Presidência do CNPq e do Comitê Assessor do CT-INFRA da FINEP. Suas linhas de pesquisas compreendem o desenvolvimento de novas moléculas bioativas por meio de tecnologias combinatórias com aplicações diagnósticas e terapêuticas e o desenvolvimento de plataformas nanobiotecnológicas para o aprimoramento de sensores biológicos e sistemas terapêuticos para o controle de doenças humanas, animais e vegetais. (Texto informado pelo autor)