Lígia Nunes de Morais Ribeiro

Tipo do Docente:
Disponibilidade para Orientação:
Sim

Graduação em Odontologia (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2007), doutorado em Biotecnologia e pós-doutorado em Física (Universidade Federal de São Carlos, 2013), com período de doutorado sanduíche no Instituto de Ciencias de Materiales de Madrid (2012), na área de Química de Biomateriais. Pós-doutorado (2015-2019) supervisionado pela Profa. Dra. Eneida de Paula, no departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual da UNICAMP. É credenciada ao PPG em Biologia Funcional e Molecular do Instituto de Biologia da Unicamp e é Pesquisadora e Professora Colaboradora do mesmo Instituto. Atualmente é bolsista de pós-doutorado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia e Professora Visitante do Instituto de Biotecnologia da mesma Universidade. É também credenciada ao PPG em Ciências Veterinárias e PPG em Genética e Bioquímica, ambos da Universidade Federal de Uberlândia. Atua nas seguintes áreas: 1) Farmacologia Bioquímica, Tecnologia Farmacêutica e Ciências dos Materiais: desenvolvimento de biomateriais nanoestruturados avançados para liberação modificada de ativos; 2) Biofísica de Sistemas e Processos: otimização das propriedades estruturais, físico-químicas e mecânicas de nanoformulações, através das técnicas: DLS, NTA, FTIR, DSC, TGA, DTA, DRX, TEM e MEV. Tem interesse no estudo de pré-formulação de nanocoloides e bio-híbridos, com foco no uso de excipientes naturais.