Programa de Pós-graduação em Genética e Bioquímica

por Portal PPGGB
Publicado: 19/09/2019 - 11:00
Última modificação: 06/02/2024 - 08:34
Vídeo Institucional do PPGGB!!
Histórico:

Em 1992, no então Departamento de Genética e Bioquímica, o Dr. Warwick Estevam Kerr dá inicio à discussão de criação da Pós-Graduação em Genética e Bioquímica na UFU. O eixo dessas discussões se organizou a partir de três perguntas básicas: Que universidade nós queremos? Que pesquisa e que pós-graduação desejamos implementar?
A resposta a estas questões levou em consideração que ao se utilizar o olhar da Genética e Bioquímica para abordar a questão da pesquisa e da pós-graduação, é imprescindível considerarmos o duplo papel que estas áreas desempenham em nossa sociedade: o papel científico e  político.
A vertente científica busca  conhecer, compreender explicar e/ou indicar caminhos dentro dos diversos fenômenos que constituem as manifestações e interações da vida, desvelando a gênese, a dinâmica e apontando para novas possibilidades de organização da vida. Assim, vem proporcionando novas e melhores formas na produção agrícola com as técnicas de  melhoramento clássico até a transgenia, novas formas de “curar”, desde as pesquisas básicas até as células troncos e, ainda, avanços tecnológicos na área da cibernética e da bioinformatização.
A vertente política trata de modificar não só a realidade concreta, mas a partir de suas descobertas, inovações e proposições, propõe um constante repensar dos valores e paradigmas sociais, alterando a percepção e a consciência que a sociedade tem de si mesma, possibilitando assim, as mudanças necessárias.
Neste contexto a idéia de uma Pós-Graduação em Genética e Bioquímica (PGGB) deixou o campo teórico e em 12 de setembro de 1994 iniciou suas atividades com o nível de Mestrado autorizado pela CAPES. Passados 05 anos a CAPES avalia positivamente o nível de Doutorado.

Objetivo:

O Programa de Pós-graduação em Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia tem como objetivos:
1) Desenvolver o ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Genética, Bioquímica e Biotecnologia;
2) Promover inovações tecnológicas (desenvolvimento de patentes) nas áreas de Genética, Bioquímica e Biotecnologia;
3) Diagnosticar problemas regionais, nacionais e internacionais e propor soluções com base em pesquisas científicas;
4) Divulgar as pesquisas realizadas por meio de apresentação de trabalhos (pôster, apresentação oral e palestras) em reuniões científicas (Simpósios, Congressos, etc.) regionais, nacionais e/ou internacionais, assim como por meio de publicação em periódicos nacionais e internacionais, de elevado fator de impacto;
5) Promover o intercâmbio de conhecimento com pesquisadores nacionais e internacionais.
6) Colaborar com núcleos de pesquisa emergentes;
7) Conferir os graus de Mestre e Doutor em Genética e Bioquímica.
8) Contribuir para o desenvolvimento científico e a melhoria da qualidade do ensino da Genética e da Bioquímica nos diferentes níveis de ensino (médio e superior) na região do Triângulo Mineiro e no Brasil;
9) Formar docentes, pesquisadores e profissionais nas áreas da Genética, Bioquímica, capacitados para a implantação de novos núcleos de pesquisa no País e no Exterior.
10) Captar recursos financeiros junto aos Órgãos de Fomento à Pesquisa.
11) Promover melhoria nos conteúdos didáticos dos cursos de graduação da UFU, em especial os cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Veterinária, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Agronomia, Enfermagem, Medicina e outros, decorrentes da experiência adquirida no desenvolvimento de pesquisas e/ou trabalhos científicos realizados pelos docentes e discentes que se refletem no cotidiano da sala de aula da graduação, tanto pelos docentes quanto pelos discentes, estes últimos no momento em que cursam a disciplina Estágio Docência.
12) Fomentar nos alunos de graduação o desejo de continuar sua formação para o curso de Mestrado e posterior Doutorado, por meio da participação nas diversas linhas de pesquisa do PPGGB e também nos eventos realizados pelo Programa.

Coordenação do PPGGB
Campus Umuarama - Bloco 2E - Sala 244