Laboratório de Bioquímica e Toxinas Animais - LaBiTox

por Portal PPGGB
Publicado: 19/09/2019 - 11:00
Última modificação: 28/04/2020 - 09:14

O Laboratório de Bioquímica e Toxinas Animais (LaBiTox) da Universidade Federal de Uberlândia (anteriormente denominado Laboratório de Química de Proteínas e Produtos Naturais) tem sido responsável pela formação de recursos humanos, que vem atuando em diversas Instituições de Ensino e de Pesquisas consolidados no Brasil. Além disso, o nosso grupo de pesquisa tem produzidos trabalhos com reconhecido valor na comunidade científica, ganhando prêmios de pesquisa além de depósitos de patentes apoiados pela FAPEMIG.

O LaBiTox atualmente é coordenado por três docentes a Profa. Dra. Veridiana de Melo Rodrigues Ávila, Profa. Dra. Kelly Aparecida Yoneyama Tudini e Profa. Dra. Renata Santos Rodrigues e conta ainda com o apoio de dois técnicos laboratoriais, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.

Nosso laboratório apresenta as seguintes linhas de pesquisas: - isolamento, caracterização estrutural e funcional de toxinas nativas e recombinantes de peçonhas de serpentes que interferem na hemostasia e resposta inflamatória bem como aquelas que apresentam potencial antitumoral, bactericida e antiparasitário; - expressão e caracterização de proteases recombinantes com interferência na hemostasia; - estudo do potencial antiinflamatório, antitumoral, antiangiogênico e hemostático de inibidores protéicos isolados do soro de animais peçonhentos; - estudos de interação parasita-hospedeiro, microdomínios de membrana resistentes a detergente e ação de toxinas animais e inibidores lipídicos em Leishmania.

O estudo estrutural e funcional de peçonhas e toxinas de origem animal sempre despertou o interesse de inúmeros pesquisadores há décadas, quer por sua aplicação terapêutica, quer como valiosos instrumentos de pesquisa nas diversas áreas biológicas, ou pelo interesse na relação estrutura-função destas diferentes proteínas. As peçonhas animais apresentam uma diversidade de componentes biologicamente ativos, sobretudo proteínas e peptídeos. Estes têm sido isolados e caracterizados e seus potenciais terapêuticos também têm sido investigados. Um exemplo clássico foi a descoberta da ação hipotensora dos peptídeos potencializadores de bradicinina que originaram o Captopril, utilizado comercialmente contra a hipertensão (Ferreira, 1965). Destaca-se também, o peptídeo sintético, baseado estruturalmente no peptídeo natriurético Dendroapsis (DNP) da peçonha de Dangusticeps, o qual já está em fase da triagem clínica para tratamento de insuficiência cardíaca (Lee et al., 2009). Alguns compostos já são validados clinicamente e muitos estão sendo avaliados, principalmente compostos que apresentam ação antitrombótica ou antitumoral. Portanto, proteínas e peptídeos isolados de peçonhas ofídicas têm sido utilizados como modelo estrutural para o desenho de drogas com aplicações biotecnológicas importantes.

Com este objetivo o nosso Laboratório tem focado os seus estudos na purificação e caracterização estrutural e funcional de toxinas animais. Assim podem-se citar alguns trabalhos que foram relevantes para a continuidade de nossa linha de pesquisa na Universidade Federal e para a área de Toxinologia no Brasil, como exemplos: - o isolamento e caracterização estrutural e funcional de fosfolipases A2 miotóxicas de peçonhas, o isolamento e caracterização estrutural e funcional de metaloproteases, serinoproteases, L-aminoácido-oxidases, lectinas tipo C, inibidores plasmáticos de fosfolipases A2, etc; - o estudo do potencial neutralizador de extratos vegetais sobre a ação tóxica de peçonhas ofídicas. Atualmente estes estudos também se estendem na compreensão da lesão tecidual e resposta inflamatória bem como a capacidade antitumoral, antiparasitária e antibactericida desencadeada por estas toxinas.

O Laboratório de Bioquímica e Toxinas Animais - LaBiTox apresenta uma estrutura física composta por 8 módulos, separados em duas salas, sendo uma delas com 6 módulos e outra com 2 módulos. Atualmente o Laboratório apresenta os setores de Purificação de Proteínas, Biologia Molecular e Cultura de Células, que permitem a execução de experimentos de purificação, estudos estruturais e funcionais de toxinas ofídicas. Detalhes dos setores estão descritos a seguir:

1. Setor de Purificação de Proteínas, contendo: sala de cromotografia equipada com sistema de cromatografia líquida de alta performance (HPLC), sistemas de eletroforese unidimensionais e bidimensional, diferentes tipos de  colunas e resinas para cromatografia, agitador tipo gangorra e coletores de frações de bancada; sala de equipamentos, contendo geladeiras, freezers, ultrafreezers e liofilizador; sala central de manipulação, equipado com sistema de purificação de água (Milli-Q), balança analítica, bomba peristáltica, agitadores, banho-maria, estufa, pHmetros, sistema para western blotting, centrifuga não refrigerada para microplacas, centrífuga refrigerada para microtubos, leitora e lavadora de microplacas, coagulômetro, placa de aquecimento, sonicador, reagentes de grau analítico, kits de dosagens bioquímicas, vidrarias diversas.

2. Setor de Biologia Molecular, contendo sala equipada com os seguintes equipamentos: cabine de segurança biológica, termociclador, fonte de eletroforese, jogo de cuba de eletroforese horizontal, sistema de fotodocumentação digital, banho seco, estufa bacteriológica, shaker, jogos de pipetadores automáticos e microondas.

3. Setor de Cultura de células contendo: antessala de paramentação para a entrada na sala de cultura e para microscopia, equipada com microscópios ópticos, incluindo sistema de captura de imagem; e sala de cultura de células equipada com cabine de segurança biológica, estufa de CO2, incubadora B.O.D, microscópios invertido, bomba a vácuo, container para congelamento de células e banho-maria.