Tópicos Modernos em Genética e Bioquímica - Purificação e Caracterização de Proteínas

GEB33A
por Portal PPGGB
Publicado: 19/09/2019 - 11:00
Última modificação: 01/08/2019 - 17:28
Carga horária: 45 horas
Créditos:

Ementa:

Esta disciplina é dividida em duas partes: uma prática e uma teórica. Na parte prática, o aluno purificará proteínas específicas como calmodulina e miosina usando métodos descritos na literatura. O aluno, também, usará métodos descritos na literatura , para quantificar e caracterizar proteínas. Na parte teórica, será discutido o princípio de cada técnica usada na parte prática , para purificar e analisar protéinas. Serão discutidas, também, as vantagens e limitações de cada método.  Dentre as técnicas discutidas nessa disciplina temos: Homogeneização de tecidos, centrifugação, preciptação isoelétrica, cromatografia de troca iônica, cromatografia de troca hidrofóbica, cromatografia de filtração em gel, eletroforese em gel de poliacrilamida com dodecil sulfato de sódio (sds-page), imuno-blot e espectrofotometria.

Bibliografia:

LEHNINGER, A.L., NELSON, D.L., COX, M. Princípios de Bioquímica. 3ª ed. São Paulo: Editora Sarvier, 2002.