Os Doutorandos Letícia Lopes Dantas Santos (BioNut) e Lucas Ian Veloso Correia, pesquisadores do PPGGB-UFU, participaram dos dias 1 a 3 de setembro do mini-curso Latino Americano de Biofísica, promovido pela SBBf no LNLS (Campinas/SP).

PPGGB
Publicado: 13/09/2022 - 10:35
Última modificação: 13/09/2022 - 10:35

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O LNLS é responsável pela operação do Sirius, uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. Esse laboratório de última geração permite a investigação da composição e estrutura da matéria em suas mais variadas formas, abrindo novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, ciências ambientais e muitas outras.

Sirius é composto por um conjunto de aceleradores de elétrons, por estações experimentais, chamadas de linhas de luz, e por um prédio que abriga todo esse complexo. Com 68.000 m2, o prédio está entre as obras civis mais sofisticadas já construídas no país.

Luz síncrotron é um tipo de radiação eletromagnética que permite a observação da estrutura interna dos materiais. Ela é emitida por elétrons em velocidade próxima à da luz quando a sua trajetória é desviada por um campo magnético. Essa emissão ocorre em um amplo espectro, que compreende desde o infravermelho até os raios X.

Durante o mini-curso, foram apresentadas as técnicas SRCD in-situ, micro-FTIR e Difração de Raio-X Coerente.

A doutoranda e pesquisadora do BioNut teve o suporte financeiro da IUPAB (União Internacional para Biofísica Pura e Aplicada) e SBBf para transporte e hospedagem.

No último dia, os pesquisadores puderam visitar o local onde o feixe de elétrons é injetado e acelerado.

REFERÊNCIA
Laboratório Nacional de Luz Síncroton. <https://www.lnls.cnpem.br/> Acessado em 09 de setembro de 2022.